sexta-feira, 17 de junho de 2011

Japão - Reconstrução pós-guerra

         Por: Isadora Lopes

 O Japão é um país insular, com condições naturais complicadas, grande população e uma pequena área. Apesar das condições adversas e da destruição que ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial, o Japão conseguiu não apenas reconstruir sua economia, mas também tornar-se uma das principais nações industrializadas do mundo.
            Durante o período inicial do pós-guerra, a economia do Japão paralisou-se quase totalmente, enfrentando assim a escassez de alimentos e recursos mínimos, uma grande inflação, fábricas destruídas ou improdutivas, comércio exterior restrito, aumento da população e a perca dos territórios de além-mar. A demanda interna caiu com o fim das encomendas militares. Mas o povo japonês começou a reconstruir sua economia, auxiliado no início pela ajuda à reabilitação dos Estados Unidos. Na década de 50, o Produto Nacional Bruto e a renda per capita da nação foram recuperados ao nível anterior à guerra. Os militares e os civis desconvocados juntaram-se ao mercado de trabalho proporcionando uma larga oferta de trabalhadores para a reconstrução econômica.
Várias reformas sociais realizadas após a guerra ajudaram a criar uma estrutura básica para o desenvolvimento econômico. A desmilitarização e a proibição de rearmamento, estabelecidas pela nova Constituição, eliminaram os grandes gastos militares nos recursos econômicos da nação. A dissolução dos Zaibatsu (enormes monopólios empresariais) incentivou a concorrência, e a propriedade da terra cultivável foi redistribuída em grande quantidade entre os antigos arrendatários agricultores, dando-se a eles novos incentivos para a melhoria de seus lotes. Também foram removidos os obstáculos às atividades sindicais, tendo como resultado a proteção aos direitos de trabalho e a abertura para o aumento constante dos níveis salariais.
Com o “sistema de produção prioritária”, deu-se ênfase ao aumento da produção do carvão e do aço, os dois principais focos da indústria do país. O aumento dessa produção estabeleceu a base para um aumento da atividade industrial, caracterizando um impulso no investimento de capital, sustentado pela recuperação do consumo. Em seguida, a produção foi incrementada não apenas nas indústrias de base, mas também em novas indústrias produtoras de bens de consumo, tais como as de aparelhos de televisão e de automóveis.
A Guerra Fria levou os EUA a defenderem a idéia de um Japão anticomunista e economicamente forte, e os Países Aliados a desistirem das indenizações de guerra; a guerra da Coréia tornou o Japão um importante de abastecimento de material bélico para os EUA, incentivando o crescimento da indústria de base; a incorporação de tecnologias estrangeiras e a elevada capacidade para aperfeiçoá-las e superá-las, o papel central do Estado na condução e financiamento das políticas econômicas e tecnológicas modernizaram a estrutura da economia, aumentando o poder de concorrência do país. Outro fator muito importante para o desenvolvimento do Japão após a Segunda Guerra Mundial até a posição que ocupa hoje foi a educação de qualidade, que forma profissionais capacitados e facilita o investimento na modernização e no desenvolvimento da tecnologia.





Um comentário: